• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

GEPEECH, UERN, Campus de Pau dos Ferros, RN

gepeechuern@gmail.com

I Workshop Nacional
PAISAGENS PATRIMONIAIS E ARTÍSTICAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
O entre mundos da vida e os reconhecimentos possíveis
 
Pau dos Ferros (UERN)
25 e 26 de maio de 2020

O Workshop surgiu a partir de diálogos e entendimentos entre os membros da rede de pesquisa Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-Americanas (OPPALA), composta em 2018 por pesquisadores da UFC, UECE, UEMA, UFRN, UERN, IFCE, Universidade de Quilmes na Argentina acerca das geografias culturais, tanto materiais como simbólicas das manifestações artísticas-patrimoniais Latino-Americanas que se intercambiam entre permanências e mudanças na paisagem e seus respectivos mundos da vida intersubjetivamente compartilhados.

 

Deste modo, houve em fevereiro de 2018 o I Colóquio da Rede OPPALA, organizado em Fortaleza (CE), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Neste ano, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Geografia do Campus de Pau dos Ferros adentrou na referida rede de pesquisa.

 

Para tanto, foi planejado para o ano de 2020, dois eventos preparatórios para o II Colóquio da Rede Oppala, o qual será concretizado em Fortaleza (Ceará) em agosto de 2020. Sendo o primeiro programado para 16 a 17 de abril de 2020 na Universidade Nacional de Quilmes em Buenos Aires com o tema ESPACIOS DE ARTE y PATRIMONIO: territórios em diálogo entre o local e o global. O segundo do qual trata esta proposição, será realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2020 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros (CAPF), como o I WORKSHOP NACIONAL PAISAGENS PATRIMONIAIS E ARTÍSTICAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA: o entre mundos da vida e os reconhecimentos possíveis.

 

Neste contexto, este Workshop busca socializar pela paisagem, arte e mundo, trajetórias de pesquisas e experiências teóricas, empíricas e metodológicas acerca de suas expressões e representações. Parte-se do Brasil e se hibridiza na América Latina, seja pela racionalidade de seus usos culturais, econômicos e políticos dos espaços-tempos rituais que a diferenciam geograficamente ou pela comunicação na qual seus agentes e suas gentes se conectam para materializar e simbolizar as suas tradições, os grupos sociais e as pessoas socializadas em espaços intersubjetivos ou públicos comunicativos.

 

Estes espaços públicos, comunicativo e intersubjetivo, se apresentam como mundos da vida geográficos, uma totalidade-mundo, o mundo dos objetos, o mundo das ações sociais e o mundo das personalidades configuradas pelo meio da linguagem voltada par ao entendimento mútuo e expressos como paisagem. Assim, estes mundos são pano de fundo das tramas do reconhecimento recíproco, das alteridades, dos encontros e dos desencontros das imagens e pensamentos de uma geografia cultural da arte e do patrimônio acerca das pluralidades temáticas da vida, as feiras livres, filmes, obras literárias, danças, músicas e pinturas como expressões dramatúrgicas do ser e estar do sujeito em latitudes brasileiras a longitudes latino-americanas.

 

A finalidade é construir entendimentos possíveis acerca de uma geografia das paisagens patrimoniais e artísticas do Brasil e da América Latina, conectadas a mundos da vida enquanto espaços geográficos produzidos em suas tradições e ressignificados na modernidade a partir dos reconhecimentos possíveis nas dimensões da cultura como armazém do saber, da sociedade como totalidade das normas e instituições e das personalidades enquanto movimento de construção pessoal das identidades.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now